quinta-feira, 22 de abril de 2010

5 passos para se tornar comissario(a)


1º) Para obtenção da Licença de Comissário de Vôo, você terá de freqüentar e obter aprovação de uma Escola de Aviação homologada pelo IAC da Agência Nacional e Aviação Civil (ANAC), a fim de cumprir o programa de instrução teórico-prática estabelecido pelo Manual de Curso de Comissário de Vôo, com carga horária de no mínimo 138 horas-aula. A Squawk estabelece uma carga superior a 300 horas-aula.

Ultrapassadas as etapas do processo ensino-aprendizagem, o aluno, aprovado pela Escola de Aviação, deverá estar em condições de ser submetido às provas elaboradas periodicamente pela ANAC.

Mediante a aprovação em exames prestados à ANAC e de posse do Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.

Selecionado e admitido, o candidato contratado deverá receber instrução no equipamento, respeitados o programa e a carga horária do Manual do Curso de Comissário de Vôo do Instituto de Aviação Civil - IAC.

Cumprida a instrução prática e teórica no equipamento, a empresa deverá solicitar, através do Serviço Regional de Aviação Civil - SERAC, o Certificado de Habilitação Técnica em Instrução, com validade de três meses, para então o candidato dar início à etapa de treinamento em vôo.

A empresa oferecerá este treinamento em vôo de no mínimo 15 horas, devendo ser considerada 1 hora para cheque por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovados o treinamento em vôo e o cheque feito, a empresa, através do SERAC, solicitará à ANAC a licença e o CHT permanente do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário